sexta-feira, 10 de maio de 2013

União atualiza decreto de situação de emergência em 56 cidades de PE

   A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu, nesta sexta-feira (10), a situação de emergência por causa da seca em 56 municípios pernambucanos. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União, assinado pelo secretário Humberto Viana. De acordo com a legislação nacional atual, não é mais possível prorrogar a validade - de 180 dias - dos decretos que reconhecem situação de emergência. Quando esse prazo é atingido, é preciso emitir uma nova decretação, com os mesmos parâmetros. No caso das cidades incluídas neste decreto, o documento anterior havia perdido a validade no dia 28 de abril.
   Os municípios beneficiados são Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, SerritaSertânia, Solidão, Tabira, Tacaratu, Terra Nova, Trindade, Triunfo, Tuparetama e Verdejante.
   O reconhecimento federal da situação de emergência permite tanto a cidade quanto à população o acesso aos programas da União destinado às localidades atingidas pela seca, a exemplo do Garantia Safra e do Bolsa Estiagem. Ao todo, em Pernambuco, 134 estão nessa situação, atualmente.
 
Previsão do tempo

   No mês passado, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a previsão do tempo para o período de abril a junho, segundo a qual as chuvas vão variar de normal a abaixo da média histórica para o litoral nordestino. Nas demais áreas da região, as chuvas devem continuar abaixo da média - o que significa inverno irregular no semiárido.

Fonte:G1.globo.com/pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário