segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mesmo com dois jogadores a menos, Centro Limoeirense vence o Jaguar por 1 a 0

Neste domingo (20), pela última rodada da segunda fase do Campeonato Pernambucano da Série A2, o Centro Limoeirense conseguiu vencer por 1 a 0 a equipe do Jaguar, de Jaboatão dos Guararapes.
Após uma cobrança de pênalti, aos 36 minutos do primeiro tempo, Candinho fez o primeiro gol da partida e deixou o placar em Centro Limoeirense 1 x 0 Jaguar.
Mesmo sem os jogadores Carlinhos Bala e o goleiro Adson, expulsos no segundo tempo de jogo, o Centro Limoeirense conseguiu manter o placar e concluiu a partida com a diferença de 1 a 0 em cima da equipe de Jaboatão.
Fonte:Rádio Jornal.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PREJUDICADO PELA ARBITRAGEM, O CENTRO FICA NO EMPATE COM O ÍBIS


A equipe Centrista voltou a campo nesta quinta-feira (17) em pleno Varedão para jogar mais uma partida do Pernambucano da Série A2. O jogo foi contra a fraca equipe do Íbis que até a algumas hora era uma equipe incerta, pois estava em crise e muitos de seus jogadores já haviam pedido demissão do clube. Quem pensou que seria uma partida fácil rasgou a boca, pois o Centro viu um Íbis jogando bem e representando perigo a meta de Chaparral. A partida se deu às 20h:00min com casa cheia e torcida apoiando o clube. O jogo terminou em Centro 2 X 2 Íbis, mas cm um gol Centrista anulado e bandeirinha cometendo erros que prejudicou o Centro durante a partida. O Centro já esta sendo chamado de o time que a arbitragem não vai com cara, pois a vitória de hoje e outras não se concretizaram por erros de arbitragens.
A renda da partida não foi divulgada e nem tão pouco o público presente em campo. Em sua próxima o centro vai jogar em casa novamente contra o Jaguar e quem sabe conseguir vencer para se isolar ainda mais na liderança do grupo B. Reforçamos o convite para que você fique ligado o Escrete do Povo, no Portal Viva Nordeste e na Rede de Blogs Associados para curtir mais uma partida do Centro. Vá a campo e prestigie o Dragão nesta sua luta rumo a Séria A.
 
FONTE: BLOG COISAS DA VIDA.

JOÃOZINHO ANUNCIA OBRAS NA PE-95


Por muito tempo a PE-95 tem sido alvo de criticas por parte dos usuários do trecho entre Limoeiro à Caruaru. A péssima situação que se encontra a rodovia tem gerado sérios transtornos e até graves acidentes. A pista não tem acostamentos, a "buraqueira" é notada em todo percurso, falta sinalização, entre outros problemas apontados.
Diante de várias reclamações e de uma averiguação pessoal, o ex-vereador João Luiz ( Joãozinho de Limoeiro ) fazendo uso de seus atributos como Gestor de Articulação Regional da Casa Civil, concluiu um relatório detalhando a situação daquela via, participou de reuniões com diretores de vários setores do executivo estadual, o que culminou num resultado positivo, a aprovação do inicio das obras de recuperação da rodovia.
A obra está estimada em cerca de 58 milhões de Reais, a equipe de engenharia já esteve no local, outra equipe técnica estará presente durante os próximos dias fazendo as devidas aferições.
A informação foi repassada a população pelo próprio Joãozinho, através das emissoras de rádios de Limoeiro, as quais tem abrangência em toda região, o que gerou um clima de otimismo, diante da importância de tal obra. A imprensa local fez elogios ao gestor pela participação direta desta conquista para região.

Fonte: Show de Noticias.

VILA AMEIXAS PODE SER UM DOS NOVOS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO


Com a aprovação da lei que permite que as Assembléias Legislativas possam dar parecer a respeito de emancipações, um dos distritos que há mais tempo vem lutando pela emancipação pode finalmente conseguir realizar seu objetivo.
Com 8.424 habitantes, o distrito de AMEIXAS, atualmente pertencente a Cumaru, pode ser um dos 31 novos municípios de Pernambuco. A luta pela emancipação já vem desde 2002, há 11 anos, e é encabeçada pelo jovem Marcos Freire, que já foi candidato a vereador em Cumaru no ano 2008.
Ameixas vem crescendo numa média superior à própria sede do município. O crescimento tende a aumentar, visto que recentemente, foi restaurada a PE-97, que liga o distrito à cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco.
Caso Ameixas se emancipe mesmo, as divisas do novo município seriam as seguintes: ao norte, o município de Surubim; ao sul, o município de Bezerros; ao leste, municípios de Passira e Cumaru; e ao oeste, município de Riacho das Almas.O deputado Eriberto Medeiros (PTC) foi quem entrou com um pedido na ALEPE para a emancipação do distrito.
No passado, Ameixas já foi distrito de Limoeiro, até 1963, quando Passira e Cumaru se emanciparam da Princesa do Capibaribe. 











Fonte:Limoeiro News.

Cidades do interior realizam Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica


Meta é vacinar mais de sete mil animais (Foto: Reprodução/TV Integração)Municípios do Interior de Pernambuco realizam neste sábado (19) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação será desenvolvida em Caruaru, Agrestina, Altinho,Garanhuns, Riacho das Almas, São Caetanoe Gravatá, no Agreste pernambucano. A vacinação começa às 8h e segue até as 17h.
A campanha é voltada exclusivamente para cães e gatos com idade igual ou superior a dois meses de vida. Cães de pequeno porte deverão ser conduzidos aos pontos de vacinação com coleiras e guias. Já os de grande porte, com os mesmos acessórios e também focinheiras. Os felinos devem ser transportados em caixas ou sacos de nylon para evitar fugas. Todos os animais devem ser conduzidos por adultos.

A vacinação tem por objetivo combater a raiva, que é uma doença que atinge todos os mamíferos, inclusive o homem. A transmissão ocorre quando o vírus existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, por meio da pele ou mucosas.
Em Caruaru, serão 45 postos distribuídos em 31 bairros da cidade. A meta é imunizar mais de 25 mil animais. Entre os bairros contemplados estão Salgado, Padre Inácio, Alto da Boa Vista, São Francisco, José Carlos de Oliveira e Centenário. Já em Riacho das Almas, serão  montados dois postos avançados de vacinação, um na Rua Justo Mota, ao lado do Núcleo de Saúde da Mulher e em frente à praça da Rua Janin Mota. Equipes devem percorrer vilas e sítios da Zona Rural para imunizar os animais.
Em São Caetano, são 8 postos locais de vacinação distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Haverá posto de vacinação em frente ao Colégio Luiz Coimbra, Praça do Rosário, Posto de Saúde do Alto da Saudade e Forró de Zé de Tomé. Gravatá disponibilizará 20 pontos de atendimento para vacinação, entre eles: PSF Jucá, Salgadão, Cruzeiro, Bairro Novo, Colégio Cônego Eugênio Vilanova e Rotary Club.
Em Agrestina, foram escolhidos cinco pontos de vacinação: as escolas municipais Sesquicentenário da Independência, Leonila de Barros Tenório, o prédio da Vigilância em Saúde e a Praça Padre Cícero, no Centro da cidade.
No município de Altinho, 12 profissionais estão vacinando cães e gatos na área rural desde o dia 7 de outubro. E, no Dia D, haverá vacinação na Praça José Ferreira de Lima e na feira livre, das 9h às 17h.
Garanhuns terá vacinação em 37 postos, 60 vacinadores e 60 auxiliares, além de 12 como reservas - distribuídos de forma a atender a todos os bairros, no Dia D. A lista dos postos está disponível no site oficial da prefeitura do município.
Fonte:G1 Caruaru.

CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS NÃO IMPLICARÁ EM MAIS GASTOS,AFIRMA MOZARILDO.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a criação de novos municípios no país não implicará em novos gastos. De acordo com o senador, os recursos virão do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).



 

Fonte:Diário de Pernambuco.                                                                                                                                         

SENADO APROVA PROJETO QUE PODE CRIAR ATÉ 188 NOVOS MUNICÍPIOS NO PAÍS

 Novas regras para fusão, criação e desmembramento de municípios foram aprovadas hoje (16) pelo plenário do Senado. Com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 98/2002, 188 distritos passam a ter condição de se emancipar e virar municípios. Em Pernambuco há 26 projetos tramitando na Assembleia Legislativa para transformar distritos em municípios, porém somente 16 devem se enquadrar nos limites impostos pela nova lei.

Pelo texto aprovado, que seguirá para sanção da presidenta Dilma Rousseff, a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios dependerão da elaboração do Estudo de Viabilidade Municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos municípios envolvidos. Para fazer o plebiscito será necessário o apoio de pelo menos 20% dos habitantes do ente federativo a ser afetado pelas mudanças.

Uma vez reunidas as assinaturas e aprovada a lei, o plebiscito ocorrerá em conjunto com as eleições mais próximas, sejam elas gerais ou municipais, e a mudança no município será aprovada se a metade mais 1 dos eleitores assim determinar. Se for caso de emancipação e criação de um município, até a primeira eleição para prefeito e vereadores, o município mãe continuará obrigado a manter os serviços públicos e a gestão da área a ser emancipada.

Os novos municípios serão mantidos com as cotas a que terão direito no Fundo de Participação dos Municípios e com arrecadação tributária. O relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), garante que o impacto financeiro sobre os municípios que perderão os distritos será mínimo. “Eles não precisarão mais investir em saúde, educação, infraestrutura naquelas localidades. Então, eles deixam de receber uma parte, mas também deixam de investir naquele local”, explicou.

A criação de municípios também está condicionada a alguns fatores. As terras onde ficam os limites do novo ente federativo devem estar regularizadas. Em casos de terras da União, ou que incluam trechos de áreas indígenas, a emancipação não poderá ocorrer. Os distritos que irão se emancipar também precisarão ter número mínimo de habitantes, que será 12 mil nas regiões Sul e Sudeste, 6 mil nas regiões Centro-Oeste e Norte e 8,4 mil na Região Nordeste.

O senador Valdir Raupp garante que o projeto não tem viés eleitoral e que não visa a criar os chamados currais eleitorais. Segundo ele, os distritos geralmente são abandonados pelas prefeituras e tendem a se desenvolver muito mais depois de emancipados. “Atualmente, 90% das cidades um dia foram distritos. Não conheço nenhum distrito desmembrado, emancipado que queira voltar à condição anterior”, disse.

A lei também contempla a possibilidade de fusão, quando um município é criado a partir da união de dois que tenham personalidade jurídica própria. Geralmente ocorre em casos de cidades próximas, cujo crescimento urbano acaba resultado em uma fusão física prévia. Outra possibilidade é incorporação: quando um município se integra a outro, perdendo sua personalidade jurídica própria e adotando a do novo município. Pode haver ainda o desmembramento: quando um distrito deixa de fazer parte de um município para se incorporar a outro. Todos os casos ficam condicionados às regras previstas no Estudo de Viabilidade Municipal e ao plebiscito para consulta popular.



Fonte:Diário de Pernambuco.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SENADO APROVA PROJETO QUE DEVOLVE ÀS ASSEMBLEIAS A PRERROGATIVA DE CRIAR NOVOS MUNICÍPIOS.

Foto: SENADO APROVA PROJETO QUE DEVOLVE ÀS ASSEMBLEIAS A PRERROGATIVA DE CRIAR NOVOS MUNICÍPIOS.

Por acordo de lideranças, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira o projeto de lei complementar de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PR-RR) que devolve às Assembleias Legislativas a prerrogativa de criar novos municípios.
Esta prerrogativa foi suspensa há 17 anos, pela Emenda Constitucional nº 15. Esta Emenda determina que novos municípios só podem ser criados quando houver uma lei complementar regulamentando a matéria.
A causa foi abraçada no Congresso pelo deputado pernambucano José Augusto Maia (PTB). Ele fundou e preside a Frente Parlamentar em defesa da criação de novos municípios e nessa condição foi a diversos estados do Brasil para defender essa bandeira.
“Participei de inúmeras reuniões com gente do governo e da oposição e hoje, graças a Deus, vejo a nossa luta ser vitoriosa”, disse o deputado petebista.
O projeto, que agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff, dado que já tinha sido aprovado pela Câmara Federal, estabelece uma série de requisitos que o distrito terá que cumprir se quiser se emancipar.
Um deles é o cumprimento da exigência populacional: 8,5 mil habitantes na região Nordeste, 6 mil na região Norte e 12 mil na região Sudeste.Por acordo de lideranças, o Senado aprovou na noite desta quarta-feira o projeto de lei complementar de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PR-RR) que devolve às Assembleias Legislativas a prerrogativa de criar novos municípios.
Esta prerrogativa foi suspensa há 17 anos, pela Emenda Constitucional nº 15. Esta Emenda determina que novos municípios só podem ser criados quando houver uma lei complementar regulamentando a matéria.
A causa foi abraçada no Congresso pelo deputado pernambucano José Augusto Maia (PTB). Ele fundou e preside a Frente Parlamentar em defesa da criação de novos municípios e nessa condição foi a diversos estados do Brasil para defender essa bandeira.
“Participei de inúmeras reuniões com gente do governo e da oposição e hoje, graças a Deus, vejo a nossa luta ser vitoriosa”, disse o deputado petebista.
O projeto, que agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff, dado que já tinha sido aprovado pela Câmara Federal, estabelece uma série de requisitos que o distrito terá que cumprir se quiser se emancipar.
Um deles é o cumprimento da exigência populacional: 8,5 mil habitantes na região Nordeste, 6 mil na região Norte e 12 mil na região Sudeste.


Fonte:Blog de Inaldo Sampaio.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PROFESSOR EM CUMARU.

  Prefeitura de Cumaru juntamente com a Secretaria de Educação realizou a festa do dia dos professores no Club Municipal,reunindo assim todos os professores Municipais de Cumaru, oferecendo um coquetel,com música ao vivo e sorteio de presentes, grande confraternização entre todos, em homenagem ao dia do MESTRE.

Foto














Foto




Foto





















Fonte:Cumaru Fest.
Veja mais fotos aqui: http://cumarufest.blogspot.com.br/2013/10/comemoracao-dia-do-professor.html#.Ul8cEFPorIV

CENTRO VENCE ARARIPINA E SE ISOLA NA LIDERANÇA

O Centro foi a campo na noite desta terça-feira (15) “duelar” contra o Araripina em busca da liderança da competição. Foi o duelo do Dragão contra o Bode que no primeiro jogo entre as duas equipes botou pressão e venceu a partida por  2 x 0. O Centro tentou definir a partia logo no primeiro tempo colocando pressão na equipe do Araripina. O Bode também não deu brecha e também trouxe perigo à meta de Chaparral.  Como o Centro não estava para brincadeira aos 12 minutos de partida o crack Eduardo Erê fez o que a torcida alvirrubra mais queria o tão esperado Gol. O crack do Centro subiu mais que a saga do Araripina e em um lance que teve a ajuda de Rosembrick deixou a partida em Centro 1 X 0 Araripina. A torcida ainda estava comemorando o gol quando Carlinho Bala aos 15 minutos amplia o marcador e em uma jogada que teve a participação de Thomas Anderson, fazendo assim Centro 2 x Araripina. 
A massa foi a delírio e cada lance do Centro a torcida gritava em apoio ao clube que neste ano de 2013 só vem dando alegrias a sua torcida. O time do Araripina nãos e deixou abater e aos 39 minutos consegui seu 1º gol na partida em um gol de falta cobrado por Vanderlei que tocou com a perna direita impossibilitando a defesa de Chaparral. O Jogador do Araripina Felipe camisa 2 leva cartão amarelo, mas torcida pedia cartão vermelho. Após este lance ainda teve a expulsão do jogador Stanley do Araripina que por ter um cartão amarelo e haver recebido outro foi expulso e com isso as chances do Centro ficaram ainda melhores neste primeiro tempo. Com o fim do primeiro tempo O Centro buscou voltar ao segundo tempo da canja com ainda mais força de vontade para poder ampliar o marcador no segundo tempo. A partida recomeça com as esperanças renovadas e pick total para o inicio do segundo tempo. A torcida ainda mais eufórica começa apoiando o Centro visando à ampliação do marcador, já que o atual placar representava perigo ao Centro. 
Ambas as equipes não fizeram alterações em seu quadro de atletas para este segundo tempo. Buscando o gol de empate o Araripina adentra a meta de Chaparral, mas fazendo faltas acaba se prejudicando e desta feita foi o jogador do Araripina, Valdo, que levou Cartão Amarelo e acabou desfalcando sua equipe para a próxima partida. Ataque perigoso do Araripina quase resulta em gol de Vanderlei. Bomba de Rosembrick batendo bem colocada quase resulta em gol do Centro. O escanteio foi batido, mas não deu em nada deixando a partida ainda em Centro 2 X 1 Araripina. Mesmo com um homem a mais o Centro sofreu pressão da equipe visitante e o goleiro Centrista acabou fazendo verdadeiro milagre. Uma partida com bastante falta não deixou o jogo tão limpo como se esperava. Jogador George do Araripina perde bola na cara de Chaparral em lance que parecia impedimento mais não foi. 
O Jogador Henry sofreu falta e o juiz não queria marcar a falta e só a marcou após ver a bandeira da bandeirinha levantada. Quase era gol do Centro na cobrança de falta de Candinho que resultou na defesa de Ricardo. No finalzinho da partida o Centro colocou pressão e como toda pressão tem sua reação alguns cartões amarelos tiveram que rolar para que o gol ficasse mais próximo. O time de Limoeiro foi o maior prejudicado na partida na partida com o juiz apitando contra o Centro. Com um chute de Marinho o Araripina quase empata a partida, mas parou na muralha de Chaparral. Com o resultado o Centro se isola na liderança de Pernambucano da Série A2 e vê a Serie A mais perto.
Em sua próxima partida o Centro irá enfrentar a equipe do Íbis em casa em partida valida pela 9º rodada. O jogo será às 20h:00min e toda torcida Centrista esta convocada a fazer bonito na partida e ser o 12º homem em campo. Assim como em todos os jogos o Escrete do Povo da Cultural FM estrá transmitindo a partida e o Portal Viva Nordeste junto aos Blogs Associados também estarão nesta transmissão. Assista, escute ou vá a campo, mas só não deixe de torcer pelo Centro e de apoiar o clube. 

Fonte: Blog Coisas da Vida.