quarta-feira, 19 de junho de 2013

Brasil agitado pelas maiores manifestações dos últimos 20 anos

  Cerca de 200 mil brasileiros saíram à rua um pouco por todo o país, no maior movimento de protesto no Brasil dos últimos 20 anos. Só as manifestações contra a corrupção do governo de Collor de Mello, em 1992, juntaram tantas pessoas.
  Os protestos aconteceram em 12 capitais estaduais do Brasil. Em sete destas cidades, houve distúrbios violentos, incluindo no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
  O jornal brasileiro "Folha de S.Paulo" adiantou esta terça-feira que, em São Paulo, 84% dos manifestantes dizem não ter preferência partidária e que a maioria têm entre os 26 e os 35 anos.
  "A tarifa foi só uma faísca", dizia o cartaz de um manifestante no protesto que começou na tarde de segunda-feira, em São Paulo, e seguia com dezenas de milhares de pessoas até a noite (madrugada desta terça-feira em Portugal).
  E o cartaz tinha razão: o foco inicial dos protestos, o aumento das passagens dos autocarros, metros e comboios, foi ampliado. Os manifestantes gritaram contra a corrupção em todas as esferas do governo, a violência, a repressão a protestos, a realização do Mundial 2014 no Brasil, a precária situação dos transportes, da saúde e da educação, e também contra alguns assuntos debatidos pelo Legislativo do país.
  "Finalmente brasileiro passou a prestar mais atenção na política do que no futebol", afirmou à Lusa no protesto o administrador Marcelo Vicinti, de 31 anos.

Fonte:Jornal de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário